A campanha nacional de vacinação contra a gripe 2019, acontece em todo o país até o dia (31) de maio e em Delmiro Gouveia, todas as unidades de saúde estão com ações destinadas a grupos de pessoas mais vulneráveis ao vírus.

No dia 04 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde realizará o “Dia D” de imunização em todos os postos de saúde, tendo como público alvo, idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menor de 6 anos, gestantes, mulheres com 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada, portadores de doenças crônicas e funcionários do Sistema Prisional.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. A escolha dos grupos que receberão a vacina segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é baseada em estudos epidemiológicos e no comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. Por isso, são priorizadas as populações com maior chance de complicações e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave.