A manhã desta quinta-feira, 14, foi de festa em comemoração aos 65 anos de emancipação política de Delmiro Gouveia. Reunindo a comunidade, os prefeitos do Alto Sertão, os Deputados Estaduais Francisco Tenório e Dudu Ronalsa, o Deputado Federal Paulão, autoridades municipais e o Legislativo municipal, Presidente da câmara, Ezequiel, Pedro Paulo, Geraldo Xavier, Henriqueta, Fabiola Marques, o Prefeito Padre Eraldo anunciou investimentos, entregou veículos e inaugurou o Memorial Delmiro Gouveia.

A obra torna-se o principal equipamento de recepção ao turista e contribui para a preservação do legado do pioneiro Delmiro Augusto da Cruz Gouveia. Dotado de auditório, biblioteca virtual e duas salas de exposição, a obra orçada em mais de 1 milhão de reais foi realizada através de parceria com o governo federal, através de recursos indicados pelo Deputado Federal Paulão.

Na parte superior do prédio, foi instalada uma estátua em tamanho natural, retratando os últimos minutos de vida de Delmiro. O espaço servirá também para a realização de eventos culturais.

O Deputado Federal Paulão, destacou o empenho do Prefeito Padre Eraldo na construção do Memorial.

"Em 2013, através do vereador Pedro Paulo, indiquei no orçamento os recursos para esta obra que engrandeceria a história do pioneiro Delmiro Gouveia. Infelizmente não houve o interesse pela gestão anterior. Mas Eraldo, com um olhar diferenciado, humanizado, preocupado com as causas sociais e pela preservação da cultura foi atrás, recuperou o investimento e hoje tenho a honra de estar ao lado dele para realizar esta entrega. Parabéns Padre Eraldo, parabéns à população delmirense".

Ainda durante a manhã, foram entregues 11 veículos à Secretaria Municipal de Saúde.

André Ramalho, Secretário Municipal de Saúde, agradeceu ao Prefeito Padre Eraldo e ressaltou o empenho de toda a equipe da pasta.

"Estes 11 veículos são fruto do desempenho de toda a equipe em 2018. Atingimos índices importantes como a cobertura vacinal, produção das unidades da atenção básica e de média e alta complexidade. Desta forma o Governo Federal e o Governo Estadual reconheceram e nos beneficiou com mais de 700 mil reais em veículos. 3 novas ambulâncias, carro adaptado para o transporte de deficientes, veículo para ações da Vigilância em Saúde e a implantação do programa Melhor em Casa. Toda esta nova frota estará disponível para a população para servir de forma consciente e adequada à cada programa destinado."

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, foi contemplada com um Caminhão Compactador para a coleta municipal através da CODEVASF.

O Secretário Municipal, Silvinho, destacou a economia e os avanços que o novo equipamento trará para a cidade.

"São cerca de 40 toneladas por dia, coletadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Este caminhão compactador trará uma economia de 15 mil reais ao mês, além de mais segurança para a equipe e melhoras para o meio-ambiente. Agradeço todo o comprometimento da vereadora Henriqueta, do Senador Biu de Lira e do Prefeito Padre Eraldo."
Através da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio as obras que antes estavam abandonadas, estão sendo retomadas e concluídas, como a creche da Barragem Leste e os já entregues postos de saúde do Bom Sossego e Palmeirão.

Durante o evento, mais 1 milhão e 700 mil reais foram anunciados para o investimento na retomada das obras das Creches do Bairro Eldorado e Cohab Velha, ordem de serviço do Ginásio de Esportes da Barragem Leste e a autorização para a licitação da Academia da Saúde no Bom Sossego, Posto dos Correios na Barragem Leste e para o Posto dos Correios na Lagoinha.

O Deputado Francisco Tenório, responsável pelos recursos do Ginásio da Barragem Leste, parabenizou o Prefeito Padre Eraldo pela retomada das obras.

"Delmiro Gouveia, cidade pólo do Alto Sertão, não podia continuar crescendo apenas pelo asfalto. Esta obra do Ginásio de Esporte tem 1 década parada nas gavetas do ostracismo, pela falta de vontade das gestões anteriores. O Prefeito Padre Eraldo, em menos de 2 anos, conseguiu destravar os recursos e me sinto muito feliz em estar ao lado dele, assinando esta ordem de serviço. Parabéns Prefeito, parabéns pela sua coragem, seu compromisso em realizar o que nunca foi feito nestes últimos 20 anos em Delmiro Gouveia."

O Prefeito Padre Eraldo destacou o investimento nas obras estruturantes para o município.

"Estamos recuperando mais de 10 milhões em obras que estavam abandonadas a décadas. E, não adianta começar uma obra e abandonar o esqueleto às interpéries. Toda a equipe responsável está empenhada em que as obras tenham seu início e seu fim, e que o dinheiro gasto, que é do povo delmirense, seja utilizado de forma transparente e eficiente. Hoje, retomamos as obras das abandonadas creches do Eldorado e Cohab Velha. No final deste mês iremos entregar a Creche da Barragem Leste. Foram 20 anos sem que as crianças delmirenses tivessem um olhar diferenciado pela gestão municipal. Vamos iniciar duas importantes obras para a saúde e prática esportiva. O Ginásio de Esportes da Barragem Leste e a Academia da Saúde, está em fase de licitação, no Bairro Bom Sossego. Já estamos recuperando as unidades de saúde, iniciando pelo Campo Grande onde, infelizmente, uma construção entregue em 2015, foi realizada de forma tão precária. Vamos recuperá-la para que sirva à população por muito tempo. Em parceria com o Governo do Estado, temos a obra do Hospital e iremos iniciar as obras do Matadouro. O Polo Têxtil já se tornou realidade e empregos já estão sendo gerados. A agricultura familiar produzindo de forma nunca vista no Alto Sertão. É desta forma que estamos progredindo, avançado e construindo uma base sólida para o desenvolvimento desta cidade que tanto amamos. Parabéns a todos. Parabéns à nossa cidade!"