Um estudante de Arquitetura e Urbanismo enviou ao portal italotimoteo.com.br um projeto de requalificação para o Prédio da Cadeia Pública e a Casa da Câmara na cidade de Mata Grande, no sertão de Alagoas.

Segundo ele, a proposta para o centenário prédio da antiga CADEIA PÚBLICA e CASA DE CÂMARA, surgiu com a intenção de valorização e reconhecido do patrimônio do município de Mata Grande/AL, idealizado pelo matagrandense e estudante de arquitetura Janmys Gregory.

O projeto de restauração da fachada segui os princípios de Brandi, já a proposta para seu interior é dá-lhe um novo uso, proporcionando a população um espaço de cultura, como, também, resgatando a função original do pavimento superior, com um salão de baile.

Para GREGORY et al (2018) em seu artigo a ser publicado, o prédio da Centenária Antiga Cadeia Pública possuía no térreo as celas e a administração da prisão, na parte superior a Câmara Municipal e o Tribunal de Júri, espaço que também foi palco de grandes bailes da sociedade matagrandense. Construída por escravos, em pedra e cal, com paredes de aproximadamente um metro de largura, apresentava pisos e escadarias em madeira de lei, matéria-prima financiada pelo Imperador D. Pedro II. Abandonada a anos e após apelo da população em 2009, através do decreto no 4.188, foi tombada e integrada ao Patrimônio Histórico e Artístico do estado de Alagoas, mas até a presente data não consta ações de restauro no patrimônio.

“O objetivo desta proposta foi de  resgatar a valorização da memória de edifícios históricos, através de um projeto de reabilitação, dando-lhe um novo uso. Para o projeto da Cadeia, utilizei na fachada todos os princípios de restauração de Cesari Brandi, e em seu interior, busquei proporcionar um novo uso, com a implantação de um espaço cultural, como, também, um salão de baile, resgatando a memória de um dos antigos usos da edificação”

“Creio que tudo pode ser alçando, através de com mais um apelo da população, quem sabe, o governo estadual não posso estender a mão para a execução dessa proposta de requalificação deste imóvel de inquestionável importância histórica arquitetônica do nosso município. Quem sabe até podemos sonhar, com um possível tombamento pelo IPHAN. Sonhar nunca é demais, só precisamos correr atrás!"