Aconteceu no dia 27 de novembro de 2018, na sede da Câmara Municipal de Vereadores de Mata Grande, a audiência pública cujo objetivo foi tratar do fornecimento de água, bem como do esgotamento sanitário, para Mata Grande e demais Municípios vizinhos, bem como também para tratar da Medida Provisória 844/2018.

Além da presença do Presidente, o vereador Rodolfo Izidoro Soares Alves, e demais parlamentares membros da Casa, também se fizeram presentes os Prefeitos dos Municípios de Mata Grande, Erivaldo de Melo Lima, de Inhapi, José Cícero e de Canapi, Vinícius Lima.

Além destes, também compareceram à audiência pública a Promotora de Justiça da Comarca de Mata Grande, a Dra. Ariadne Dantas Menezes; o Vice-Presidente de Gestão Operacional da CASAL, Francisco Luiz Beltrão de Azevedo Cavalcanti; bem como toda a equipe operacional da CASAL, inclusive o engenheiro químico responsável por esta região; o Delegado Regional da Polícia Civil Rodrigo Cavalcante; o Presidente da Associação Amigos da Mata Grande, Leonardo Gomes Nunes, bem como outros membros da Associação; o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mata Grande, Everaldo Sarmento; representantes do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas; o Diretor da Eletrobrás Alagoas, Miguel Orsolete; representantes de vários seguimentos da sociedade; a Presidente dos Servidores Públicos de Mata Grande; bem como vários cidadãos matagrandenses.

Após abrir os trabalhos e fazer suas considerações iniciais, o Presidente Rodolfo Izidoro Soares Alves, passou a palavra à promotora da Comarca de Mata Grande, a Dra. Ariadne Dantas Menezes que também fez sua explanação sob o ponto de vista jurídico. Após, com o uso de um datashow, o Vice-Presidente de Gestão Operacional da CASAL, Francisco Luiz Beltrão de Azevedo Cavalcanti, fez uma detalhada explanação acerca do fornecimento de água para região de Mata Grande e localidades adjacentes, inclusive detalhando os investimentos e fazendo um comparativo do antes e depois.

Logo após, o diretor da Eletrobrás Alagoas, Miguel Orsolete, também usou a palavra e detalhou os investimentos da Eletrobrás Alagoas para a região e para o maquinário da Casal, e se colocou à total disposição para esclarecer qualquer questionamento.

Em seguida ambos os Prefeitos presentes também fizeram uso da palavra, expondo as necessidades específicas dos seus Municípios, e também esclarecendo as ações que estão sendo tomadas para melhoria do fornecimento de água.

O Delegado Regional da Polícia Civil, Rodrigo Cavalcante, afirmou que vem combatendo a questão do furto de água, e que está à total disposição para todo o apoio policial necessário.

Os representantes do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas também usaram da palavra, principalmente para esclarecer a questão da Medida Provisória 844/2018, que agora trata-se de um projeto de lei.

O Vice-Presidente de Gestão Operacional da CASAL, Francisco Luiz Beltrão de Azevedo Cavalcanti, usou a palavra novamente e explicou a questão dos benefícios da tarifa social, e quem pode ser beneficiado com a mesma. A promotora da Comarca de Mata Grande, a Dra. Ariadne Dantas Menezes, fez alguns apontamentos relativos ao Termo de Ajustamento de Conduto (TAC) que visa determinar direitos e deveres tanto para o Município de Mata Grande, quanto para a CASAL.

Logo em seguida a palavra foi franqueada para todos os presentes, inclusive para todos os populares, os quais puderam fazer seus questionamentos à autoridades presentes. Após todos os questionamentos, as autoridades presentes, principalmente o Vice-Presidente de Gestão Operacional da CASAL, Francisco Luiz Beltrão de Azevedo Cavalcanti, que respondeu a absolutamente todos os questionamentos feitos.

Após longos debates, e após todas as respostas serem esclarecidas, o Presidente da Casa, mediante suas considerações finais, encerrou a audiência pública.