Câmara de Vereadores de Mata Grande realiza audiência pública para falar sobre fornecimento de água



Aconteceu no dia 27 de novembro de 2018, na sede da Câmara Municipal de Vereadores de Mata Grande, a audiência pública cujo objetivo foi tratar do fornecimento de água, bem como do esgotamento sanitário, para Mata Grande e demais Municípios vizinhos, bem como também para tratar da Medida Provisória 844/2018.

Além da presença do Presidente, o vereador Rodolfo Izidoro Soares Alves, e demais parlamentares membros da Casa, também se fizeram presentes os Prefeitos dos Municípios de Mata Grande, Erivaldo de Melo Lima, de Inhapi, José Cícero e de Canapi, Vinícius Lima.

Além destes, também compareceram à audiência pública a Promotora de Justiça da Comarca de Mata Grande, a Dra. Ariadne Dantas Menezes; o Vice-Presidente de Gestão Operacional da CASAL, Francisco Luiz Beltrão de Azevedo Cavalcanti; bem como toda a equipe operacional da CASAL, inclusive o engenheiro químico responsável por esta região; o Delegado Regional da Polícia Civil Rodrigo Cavalcante; o Presidente da Associação Amigos da Mata Grande, Leonardo Gomes Nunes, bem como outros membros da Associação; o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mata Grande, Everaldo Sarmento; representantes do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas; o Diretor da Eletrobrás Alagoas, Miguel Orsolete; representantes de vários seguimentos da sociedade; a Presidente dos Servidores Públicos de Mata Grande; bem como vários cidadãos matagrandenses.

Após abrir os trabalhos e fazer suas considerações iniciais, o Presidente Rodolfo Izidoro Soares Alves, passou a palavra à promotora da Comarca de Mata Grande, a Dra. Ariadne Dantas Menezes que também fez sua explanação sob o ponto de vista jurídico. Após, com o uso de um datashow, o Vice-Presidente de Gestão Operacional da CASAL, Francisco Luiz Beltrão de Azevedo Cavalcanti, fez uma detalhada explanação acerca do fornecimento de água para região de Mata Grande e localidades adjacentes, inclusive detalhando os investimentos e fazendo um comparativo do antes e depois.

Logo após, o diretor da Eletrobrás Alagoas, Miguel Orsolete, também usou a palavra e detalhou os investimentos da Eletrobrás Alagoas para a região e para o maquinário da Casal, e se colocou à total disposição para esclarecer qualquer questionamento.

Em seguida ambos os Prefeitos presentes também fizeram uso da palavra, expondo as necessidades específicas dos seus Municípios, e também esclarecendo as ações que estão sendo tomadas para melhoria do fornecimento de água.

O Delegado Regional da Polícia Civil, Rodrigo Cavalcante, afirmou que vem combatendo a questão do furto de água, e que está à total disposição para todo o apoio policial necessário.

Os representantes do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas também usaram da palavra, principalmente para esclarecer a questão da Medida Provisória 844/2018, que agora trata-se de um projeto de lei.

O Vice-Presidente de Gestão Operacional da CASAL, Francisco Luiz Beltrão de Azevedo Cavalcanti, usou a palavra novamente e explicou a questão dos benefícios da tarifa social, e quem pode ser beneficiado com a mesma. A promotora da Comarca de Mata Grande, a Dra. Ariadne Dantas Menezes, fez alguns apontamentos relativos ao Termo de Ajustamento de Conduto (TAC) que visa determinar direitos e deveres tanto para o Município de Mata Grande, quanto para a CASAL.

Logo em seguida a palavra foi franqueada para todos os presentes, inclusive para todos os populares, os quais puderam fazer seus questionamentos à autoridades presentes. Após todos os questionamentos, as autoridades presentes, principalmente o Vice-Presidente de Gestão Operacional da CASAL, Francisco Luiz Beltrão de Azevedo Cavalcanti, que respondeu a absolutamente todos os questionamentos feitos.

Após longos debates, e após todas as respostas serem esclarecidas, o Presidente da Casa, mediante suas considerações finais, encerrou a audiência pública.