Nesta segunda-feira, 9, Secretaria divulgou que falsos Agentes de Endemias estariam realizando vistorias em residências da cidade de Delmiro Gouveia, na verdade eram universitários da Paraíba.





Alunos do curso de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), concederam entrevista nesta terça-feira, 10, ao portal italotimoteo.com.br e esclareceram o ocorrido que aconteceu na cidade de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas.

É que na noite desta segunda-feira, 9, a Prefeitura de Delmiro Gouveia, através da Secretaria de Saúde emitiu um comunicado informando que falsos Agentes de Endemias estariam realizando visitas em residências. Na verdade, tudo passou de um mal-entendido.

A pesquisa:

Quatro alunos, sendo três do sexo feminino e um masculino, acompanhado de um motorista com um carro caracterizado da Universidade Federal, estiveram em alguns bairros da cidade realizando uma pesquisa com o objeto de estudo o Aedes Aegypti (mosquito da dengue).

O procedimento é feito abordando moradores, eles se identificam como estudante da UFPB, e que estão realizando uma coleta de ovos do mosquito para estudo no laboratório.

Após essa explicação, os alunos mostraram a armadilha que consiste em um balde de plástico, com duas palhetas de madeira presas nas laterais com clips. É solicitado que coloque água até a metade da armadilha e feito isso, deixe em algum canto do jardim, terraço ou quintal durante aproximadamente 4 a 5 dias.

Passados esses dias, há o retorno para recolhimento de todo o material que será levado para o laboratório na cidade de Campina Grande. A colocação das armadilhas não tem risco para a população e não interfere nos trabalhos dos agentes de endemias, uma vez que, pesquisas como estas, tem o intuito de favorecer a população contra agentes, como este, infecciosos.

Esclarecimento

Após todo o ocorrido, os alunos estiveram na Delegacia Regional de Polícia (1ª-DRP), onde se esclareceram e após conceder a entrevista, estiveram com o secretário-adjunto Samir Sena.

Depois do ocorrido, os alunos desistiram de aplicar a pesquisa em Delmiro Gouveia. Eles ainda explicaram que o ato acontece nos Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Sergipe.