Na sessão legislativa ordinária ocorrida no dia 06 de junho de 2018, os parlamentares membros da Câmara Municipal de Vereadores do Município de Mata Grande, sob a presidência do vereador Rodolfo Izidoro Soares Alves, analisaram e debateram as seguintes matérias:

Indicação de autoria do vereador George Angeles Alencar Tenório Cavalcante, que trata da recuperação do calçamento da rua do Cumbe. Segundo o autor da proposta a rua está em péssimas condições e necessita ser recuperada pelo Poder Pública. A indicação foi aprovada e o Prefeito será oficiado.

Indicação de autoria do vereador José Jorge Malta Amaral que trata da recuperação do poço artesiano localizado na Comunidade do Ouricuri. Segundo o parlamentar o aquele poço artesiano é de suma importância para uma grande quantidade de pessoas, e encontra-se necessitando de conserto urgentemente para que possa servir à população. A indicação foi aprovada e o Prefeito será oficiado.

Indicação de autoria de vereador Ivan Costa Malta construção de lavanderia pública próximo à fonte do Cumbe. Segundo o vereador Ivan Costa Malta a fonte que existe no Cumbe tem água o ano todo, e a construção de uma lavanderia será de grande auxílio para as donas de casa de Mata Grande, que já utilizam o local para lavar roupa, porém sem uma estrutura mínima necessária. A indicação foi aprovada e o Prefeito será oficiado.

Indicação de autoria do vereador Izildo Araújo Brandão que trata da recuperação de calçamento da Rua Vereador João Gomes de Souza, popularmente conhecida como Rua do Hospital. Segundo o autor da proposta, a Rua do Hospital está avariada a algum tempo, e toda a população de Mata Grande vem sofrendo pois a Rua é utilizada por todos os moradores de Mata Grande e não apenas aos residentes ali. A indicação foi aprovada e o Prefeito será oficiado.

Indicação de autoria da vereadora Maria Luzia de Souza Cirino que trata da iluminação pública do Povoado de Santa Cruz do Deserto. Segundo a vereador alguns postes do citado Povoado estão necessitando de conserto o que deve ser realizado o quanto antes, pois a população do local vem sofrendo com a situação. A indicação foi aprovada e o Prefeito será oficiado.

Indicação de autoria da vereadora Maria Luzia de Souza Cirino que trata da instalação de uma torre de celular no Povoado de Santa Cruz do Deserto. Segundo a autora da proposta, o Povoado de Santa Cruz do Deserto tem uma grande quantidade de pessoas e que a instalação de uma torre de celular será de grande auxilio para a vida de todos que residem ali. A indicação foi aprovada e o Presidente da Agencia Nacional de Telecomunicações (ANATEL) será oficiado.

Indicação de autoria do vereador Rodolfo Izidoro Soares Alves que trata da inclusão do Município de Mata Grande-AL no Plano Nacional de Educação - PNE. Segundo o vereador autor da indicação, a Lei Federal nº 13.005/2014, estabelece o Plano Nacional de Educação - PNE, que prevê a construção de unidades de escolas técnicas de nível médio em vários Municípios brasileiros, e o Município de Mata Grande deve ser contemplado com uma unidade destas, pela quantidade de habitantes e pela localização geográfica. A indicação foi aprovada e o Ministro da Educação será oficiado.

Indicação de autoria da vereadora Juliana Silva Brandão de Oliveira que trata da construção de uma sede própria para o Conselho Tutelar de Mata Grande. Segundo a vereadora, uma sede própria para o Conselho Tutelar não apenas fornecerá um melhor serviço para a população, como também fará com que o Município economize dinheiro, pois há anos os cofres públicos tem que arcar com o aluguel. A indicação foi aprovada e o Prefeito será oficiado.

Indicação de autoria da vereadora Juliana Silva Brandão de Oliveira que trata da aquisição de outro veículo para o Conselho Tutelar de Mata Grande. Segundo a autora da indicação, o Ministério dos Direitos Humanos está fazendo a doação de veículos para os conselhos tutelares de todo o Brasil, e o Município de Mata Grande, pela sua grande extensão territorial, tem que ter um segundo veículo para que possa desempenhar melhor sua missão. Cabe então ao Poder Executivo Municipal celebrar convênio visando adquirir o veículo. A indicação foi aprovada e o Prefeito será oficiado        

Seria votado em Plenário o Parecer da Comissão de Constituição, Justiça, Saúde, Educação e Redação Final, cujo presidente é o vereador Ivan Costa Malta, que analisava o projeto de Lei Municipal nº 09 de maio de 2018, projeto este de autoria do vereador Dalvino Orlando de Alencar Ferraz, que trata da criação do “Dia do evangélico matagrandense”. O vereador José Jorge Malta Amaral pediu vista do projeto, o que foi concedido pelo Presidente.

O Presidente informou que, acerca da convocação da então secretária municipal para prestar esclarecimentos acerca das denúncias que chegaram até a Casa, na manhã do dia 06, foi protocolado um ofício subscrito pela mesma informando que por motivos pessoais não poderia comparecer à sessão legislativa. O presidente então solicitou que es secretária justificasse formalmente sua ausência, sob pena de ser tomadas as medidas legais, e determinou seu comparecimento em nova data.